Configurar uma Raspberry Pi Zero W sem monitor

A Raspberry Pi Zero W é um computador com menos de 3 polegadas e que custa aproximadamente $10. O seu tamanho reduzido, a presença de conexão Wi-Fi e Bluetooth, além do fato de conseguir rodar um sistema operacional Linux, o torna ideal para a criação de pequenos servidores, projetos que utilizam linguagens de alto nível (como Python e JavaScript) ou o controle/leitura de dispositivos eletrônicos (possui 36 portas GPIO).

Raspberry Pi Zero W ao centro
Raspberry Pi Zero W ao centro

O modo mais fácil de fazer a configuração inicial é utilizando um monitor, mouse e teclado. Porém, pode acontecer de você não ter um monitor extra disponível para conectar à sua Raspberry. Como apontado pelo site australiano Core Eletronics, é possível utilizar a Raspberry sem um monitor. Essa forma de utilizar o dispositivo é chamado Headless Mode.

O guia a seguir apresentará o passo a passo de como instalar e configurar o acesso remoto ao sistema Raspbian na sua Raspberry. Para controlar a Raspberry remotamente, será necessário que o seu computador e a Raspberry estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Uma outra opção de Sistema Operacional para utilizar na Raspberry é o DietPi, que é baseado no Raspbian, porém é mais leve.

Configurando o acesso remoto à Raspberry sem um monitor

Primeiramente, será necessário baixar uma imagem do Raspbian (o Raspbian é um sistema operacional Linux baseado no Debian otimizado para o hardware da Raspberry Pi) e instalar num cartão microSD.

Instalando o Raspbian no cartão microSD (Windows)

Para instalar o Raspbian no cartão microSD, será necessário o programa Win32DiskImager.

Win32 Disk Imager
Win32 Disk Imager
  1. Descompacte a imagem do Raspbian baixada. Se não conseguir descompactar o arquivo, tente usar o 7-Zip.
  2. Selecione no programa o o arquivo .img descompactado e a letra da unidade que está localizado o cartão de memória. Por exemplo, letra E:.
  3. Após conferir que a imagem e o dispositivo selecionados estão corretos, selecione no programa a opção Write. (Essa etapa pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de gravação do seu cartão microSD)

Configurando a conexão Wi-Fi

Na nova partição boot criada no cartão de memória, crie um arquivo com o seguinte nome:

wpa_supplicant.conf
Organização de pastas da unidade de boot
Organização de pastas da unidade de boot

Edite o arquivo criado e adicione os seguintes parâmetros:

country=BR
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
    ssid="SSID"
    psk="PASSWORD"
    key_mgmt=WPA-PSK
}

Lembrando de substituir SSID pelo nome da sua rede Wi-Fi e PASSWORD pela senha da sua rede Wi-Fi. O parâmetro key_mgmt refere-se ao protocolo de segurança utilizado pela rede.

Caso você não esteja no Brasil, modifique o BR em country=BR para o código de duas letras do seu país.

Ativando SSH

As novas versões do Raspbian vêm com SSH desativado por padrão, por questões de segurança. O SSH é um protocolo de rede que será utilizado para fazer a comunicação entre o seu computador e a Raspberry.

Ainda no diretório principal da unidade boot do cartão de memória, crie um arquivo vazio com o nome ssh

Conectando à Raspberry remotamente

Os arquivos no cartão de memória estão devidamente configurados. Desconecte o cartão microSD do computador e conecte à sua Raspberry Pi. Conecte a Raspberry a uma fonte de alimentação e espere um momento enquanto é realizado o boot do sistema.

No seu computador, será utilizado o cliente Putty no Windows para conectar à Raspberry.

O Raspbian vem configurado por padrão com o seguinte hostname:

raspberrypi

Entre com esse hostname no Putty para conectar à sua Raspberry Pi.

Se você não conseguir conectar à sua Raspberry através do hostname, procure pelo IP associado a ela no roteador. O site oficial da Raspberry Pi apresenta outras formas de se descobrir o endereço IP do sistema.

Putty
Putty

Se tudo ocorrer corretamente, aparecerá uma janela pedindo as informações de login e senha para acessar o sistema operacional da Raspberry. O usuário padrão é pi e a senha é raspberry.

usuário: pi
senha: raspberry

Fontes: Trendblog, Core Electronics, Raspberry Pi Foundation

ITALO LELIS

I'm a tech enthusiast who loves to explore new solutions to old problems and who codes for fun!

Software Developer

Belo Horizonte-MG, Brazil

Follow me:
Learn More >